Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish










terça-feira, 14 de julho de 2009

ESCOVA PROGRESSIVA


ESCOVA PROGRESSIVA



A escova progressiva é um método de alisamento do cabelo inventado no Brasil que tem uma duração de cerca de 10 semanas. A escova progressiva é para pessoas que tem cabelo encaracolado ou ondulado e não usam tratamentos químicos no cabelo. É dito que a escova progressiva até ajuda a reparar o cabelo. A escova progressiva pode ser usada em cabelo pintado e a razão pela qual a escova progressiva ajuda a reparar o cabelo é porque tem a proteína queratina que é encontrada em grandes quantidades no cabelo.
Os efeitos da escova progressiva duram geralmente dois a três meses dependendo da porosidade do seu cabelo antes de fazer o tratamento. Como acontece em todos os tratamentos que faz ao cabelo deve visitar o seu cabeleireiro previamente e fazer uma marcação para discutir tudo o que se vai fazer com o seu cabelo. A razão pela qual isso é importante é que deve ter a certeza que o tratamento que vai fazer ao cabelo não lhe faça mal. Quando a escova progressiva é feita de uma forma incorrecta pode danificar o cabelo.
A escova progressiva pode ser feita em quase todos os tipos de cabelo mas mesmo assim é recomendado que marque uma hora com o seu cabeleireiro para discutir todos os detalhes com antecedência. Isto é bom para você falar tudo com ele e rever o que vai acontecer no dia do tratamento, para saber o que deve e não deve fazer com o seu cabelo uma vez que o tratamento é feito. Assim você sabe todas as implicações que podem afectar o seu cabelo e isso vai assegurar que não faça coisas que possam danificar o seu cabelo ou o seu tratamento de escova progressiva. Deve falar com o seu cabeleireiro e pergunta se a escova progressiva que ele faz é com ou sem formol. Nós recomendamos que faça uma escova progressiva sem formol pois não faz tanto mal à saúde.

Quando chegar ao seu salão de beleza no dia de fazer a sua escova progressiva vai ficar lá por volta de duas horas enquanto o tratamento é feito. Duas horas para uma escova progressiva não é muito considerando que a maioria de nós ficamos uma hora no cabeleireiro para cortar, secar e lavar o cabelo. Depois do seu cabeleireiro fazer a escova progressiva ele vai dizer-lhe novamente como deve tratar o cabelo depois do tratamento.
Ao contrario de outros tratamentos de alisamento de cabelo, como o alisamento japonês, a escova progressiva é mais económica e pode fazer o tratamento em cabelo tratado, pintado ou danificado. Basicamente, quanto mais danificado o seu cabelo estiver, mais tempo vai durar o efeito da escova progressiva.
Estes são os passos a seguir numa escova progressiva:
* O seu cabelo é lavado com shampoo mas não é utilizado amaciador porque o próprio produto da escova progressiva consiste em queratina* O cabelo é separado em 4 secções* É aplicado o produto no escalpe e penteado de forma a espalhar o produto por todo o cabelo* Depois de uma secção ficar terminada o cabelo é apanhado e se começa a trabalhar na próxima secção. Quando o produto tiver sido aplicado em todo o cabelo, o cabelo é secado com secador de trás para a frente* O último passo consiste em passar as 4 secções a ferro
O produto que é aplicado no cabelo consiste no que é conhecido por queratina, que vai cristalizar e criar uma membrana à volta do cabelo, criando brilho e mantendo a humidade fora. Isso faz com que o cabelo danificado e fraco pareça saudável e brilhante. Depois de ter feito a escova progressiva não pode lavar o cabelo durante 4 dias. Também não pode usar qualquer tipo de produto no cabelo (especialmente shampoo) que contenha cloreto de sódio, pois isso vai destruir a camada criada com a queratina. Se por acaso o seu cabelo ficar molhado ou húmido dentro desses 4 dias, deve secar imediatamente com secador.
Depois do produto ser aplicado o químico fica no cuticulo, não penetrando no córtex. Assim a queratina pode fazer o seu trabalho nas melhores condições, hidratando e reconstruindo o seu cabelo, ficando com o cabelo brilhante, suave e mais fácil de manusear.
Espero que isto lhe tire todas as dúvidas sobre a escova progressiva para alisar o cabelo. Deve ter em atenção que existem muitas escovas progressivas feitas com o formol, ou outros produtos que não são saudáveis. Muitos fabricantes mudam o nome do formol e metem no rótulo outros nomes menos conhecidos para o químico para enganar as pessoas. O formol não é saudável e é preciso ter isso em atenção quando se faz uma escova progressiva. Existe a escova progressiva com formol e a escova progressiva sem formol. Nós aqui nos site recomendamos que faça uma escova progressiva sem formol.



Ainda existem muitas dúvidas em relação à escova progressiva. A principal delas está no uso do formol, substância apontada como tóxica pelo Instituto Nacional do Câncer.
Segundo informação divulgada pela Anvisa, ‘os vapores do formol são altamente agressivos às mucosas, olhos e aparelhos respiratórios’.
Além disso, seu uso excessivo pode causar irritações na pele. No Rio de Janeiro, a Vigilância Sanitária já recebeu denúncias de vários salões que estariam produzindo clandestinamente o material necessário para a escova progressiva.
Telma Piacesi, técnica da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, comprovou o uso de
alisantes caseiros, não sendo fabricados por nenhum laboratório. "Confirmamos que nos próprios salões as pessoas estavam misturando formol, queratina e cremes, e aplicando nas clientes", afirma.
Somente no Rio de Janeiro, dois salões de beleza foram interditados e outros 36 multados pelo uso inadequado do produto. Como recomendação, a Anvisa sugere que as clientes dos salões de beleza verifiquem se o produto a ser usado tem registro no órgão.
Outro lado
Apesar das medidas tomadas pela Vigilância Sanitária, algumas mulheres parecem não acreditar nos riscos. A cabeleireira Zenaide Widmel testou a técnica nela mesma antes de aplicar nas clientes e garante que nunca teve problemas.
“Antes de colocar a escova progressiva no ‘menu de serviços’ do salão, testei a técnica em mim mesma e nada ocorreu. A maioria das minhas clientes aderiu à técnica e a procura cresce a cada dia”, conta a profissional.
Para a dermatologista Edileia Bagatin, da Universidade Federal de São Paulo, o
formol pode causar irritação, mas não é cancerígeno. “Eu me informei e consultei médicos patologistas que estão há anos no mercado e trabalham diretamente com o produto em cadáveres e todos os tipos de órgãos. Eles me garantiram: o formol causa irritação à pele, com vermelhidão ou alergias, mas não causa câncer”, explica.
Adepta do processo, a jornalista Carolina Monteiro, 22 anos, conta que chegou a ter receio, mas que não sofreu nenhum tipo de problema. “Só depois que fiz soube da utilização do formol. Fiquei muito preocupada e com medo do meu cabelo cair ou ficar fraco, mas não aconteceu isso. Já faz três meses que fiz e não tive nenhuma reação”, explica.
Apesar de ter gostado do resultado, Carolina, que pagou R$ 80 pela escova, diz que tentaria um novo processo em outra oportunidade. “Gostei muito (do resultado) e faria novamente, mas procuraria outro método de alisamento que não tenha formol”.



0 comentários:

Postar um comentário